Teimosia pra quê, hein?

by - 2.12.15








Jonas 1:1-3 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.






Oi, oi, oi gente! : )




Hoje eu venho com falar um pouquinho com vocês sobre teimosia.
 Quais os sintomas, causas e riscos? E qual o remédio?

Hihihi, vamos com calma aí, né!




Pelo o que a gente sabe, teimoso é uma pessoa que não desiste facilmente, que insiste durante muito tempo e parece muitas vezes que não vai ceder... Essa situação é bem complicada, não é?  
    

Hum, se formos analisar perceberemos que existem vários tipos de teimosos.




Temos o teimoso fujão, que acha que “fugindo” de Deus vai ficar longe da Sua Vontade, e não precisará fazer o que lhe é pedido.


Temos o teimoso temente, que tem medo do que lhe possa acontecer quando se aceitar Deus em sua vida e principalmente do que as pessoas vão falar dele.


Temos o teimoso certinho, que tem em mente que está fazendo tudo conforme a Palavra de Deus, mas pelo contrário, está persistindo no erro.


E existem outros mil casos de teimosos.



Se formos ler direitinho o versículo lá de cima, percebemos que Deus mesmo chamou Jonas e ordenou-lhe que ele fosse a Nínive. Mas aí, o que Jonas fez? Ele fugiu da presença do Senhor (na real ele não fugiu mesmo, porque não se pode fugir de Sua Presença :D) 


Então eu lhes lanço uma pergunta: 


Ser teimoso é bom?




...Vasculhando minhas memórias, eu me lembrei de quando eu prometia pra mim mesma de que ficaria uma semana inteira sem entrar na internet e não conseguia. Era um tipo de teimosia, de certa forma, não é?

Parece que há uma vozinha impertinente dentro da gente que contraria tudo que nós queremos fazer, e diz: “você vai fazer isso sim!” e mesmo sem querer, nós acabamos cedendo.

Vozinha verdadeiramente impertinente, né?



Pensaram na perguntinha que lhes fiz?...

O que eu quero concluir com isso é que:


A teimosia não é nada boa quando... for direcionada ao mundo. Deus não se agrada nem um pouquinho quando um servo seu se volta para o mundo, quer fugir de Sua presença, ou acha que está certo fazendo o errado.  

Digo, no meu caso sobre a internet eu não consegui ficar uma semana sem entrar, mas o que eu fiz?
Substituí as besteirinhas com que eu perdia meu tempo na internet com coisas boas. Coisas que me acrescentaram, e não diminuíram. 



Tiago 1:25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.


E a teimosia é boa quando?

Presta atenção no versículo aí acima. Quando voltamos nossa insistência/teimosia para a Palavra do Senhor é claro que estamos fazendo algo maravilhoso. Deus se alegra quando deixamos de agradar o mundo e nos voltamos para ouvir sua Voz.


Então, concluímos que: 

 > Devemos ser teimosos em coisas boas! Agradar a Deus, principalmente.
 > Não é legal fugir ou temer a presença de Deus. Ele quer teu bem, não se esqueça disso.
 > É sempre importante pedir a ajuda de Deus, então se você está em uma situação parecida com essa, pede a Ele. Tenho certeza absoluta que sua oração vai ser ouvida.



             Beleza? ;)




E pra terminar esse nosso papo, vou deixar uma dica de canção reflexiva que estou amando ouvir esses dias. A voz da cantora é linda, mas foi a letra o que mais me encantou. 







              AQUIETA MINH'ALMA 
                 (Ministério Zoe)



 "Porque na verdade eu descobri que tudo o que eu preciso está em Ti.
Mas, meu coração é teimoso demais pra admitir..."




Deus os abençoe! 
Até mais!



You May Also Like

0 comentários